
O mês de agosto ganhou uma cor especial em Itaquitinga. O Agosto Lilás chega como um importante movimento de conscientização sobre a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Essa campanha tem como objetivo não apenas informar, mas também fortalecer a rede de apoio e acolhimento às mulheres que enfrentam situações de vulnerabilidade.

A Prefeitura Municipal de Itaquitinga, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, do CREAS e da Coordenadoria da Mulher, está promovendo diversas ações ao longo do mês. As atividades acontecem nas escolas, espaços públicos e comunidades, levando informação, diálogo e reflexão sobre o respeito, a igualdade e a necessidade de construir uma sociedade onde todas as mulheres possam viver com dignidade e segurança.

👉 Conscientizar é educar. Por isso, nas escolas, professores e alunos participam de rodas de conversa e palestras que estimulam a reflexão desde cedo sobre a importância da empatia, da igualdade de gênero e do combate a qualquer forma de violência. Afinal, educar as novas gerações é plantar a semente de um futuro mais justo e humano.

Além das atividades educativas, o CREAS permanece de portas abertas para acolher e orientar mulheres que buscam ajuda. O serviço oferece escuta qualificada, apoio psicológico, orientação jurídica e encaminhamentos necessários para garantir proteção e fortalecimento de direitos. Mais do que um espaço de atendimento, o CREAS é um lugar de acolhimento, esperança e recomeço.

O Agosto Lilás é, acima de tudo, um convite para toda a sociedade: dizer não à violência contra a mulher e estender a mão para quem precisa de apoio. Cada gesto de solidariedade, cada palavra de incentivo e cada denúncia realizada fazem a diferença na vida de muitas mulheres.
💜 Que este mês lilás inspire em todos nós a coragem de transformar a realidade e reafirmar diariamente o compromisso com o respeito, a igualdade e a valorização da vida das mulheres.
🚨 Se você sofre ou conhece alguém que sofre violência, não se cale! Denuncie pelo 180.